A IX ReACT será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023, na Universidade Federal de Goiás, na cidade de Goiânia (Goiás), no Campus Samambaia. Esta edição traz o tema “Reactivando o perigo: chamados e ressonâncias diante das crises ecológicas” e tem como objetivo colocar em diálogo diferentes éticas ecológicas, modos de vivenciar o perigo e criar estratégias de adaptação e resiliência para habitar mundos em ruínas (Tsing, 2015).
Neste encontro em Goiânia estamos organizando um Seminário Temático (ST-29). Bora encontrar, trocar idéias e tecer novas redes de colaboração! O prazo para submissão de resumos vai até 30 de julho 20 de agosto (prorrogado).
ST 29 – Tecnoceno e Lutas Cosmotécnicas: rotas para bifurcar o Antropo/Plantation/Capitaloceno
Coordenação: Henrique Zoqui Martins Parra (Unifesp) ; Alana Moraes (IBICT- UFRJ)
O Tecnoceno é uma forma de caracterizar a dominância de um certo arranjo tecnocientífico e político na configuração mais recente desse período geohistórico que vem sendo denominado de Antropoceno/Plantationoceno/Capitaloceno. A partir de meados do século XX, em especial com a emergência da virada cibernética e a expansão da fronteira energética, observamos a “Grande Aceleração” da confluência entre a monocultura tecnocientífica, o capitalismo financeirizado e informacional, a militarização e a atualização de regimes extrativistas. Face a essa crescente tecnicização do mundo orientada por uma razão que reduz a vida a recursos quantificáveis e exploráveis, existem formas de vida que dependem de uma pluralidade técnica e relacional que resistem à ordem tecnopolítica dominante. Imaginários e práticas tecnológicas que apontam para outras cosmotécnicas: valores, racionalidades e normatividades contra-hegemônicas que dão forma a tramas sociotécnicas dissidentes. Interessa-nos cartografar as expressões de tecnopolíticas terranas ou tecnologias decoloniais que apontem para rotas de bifurcação do atual regime epistêmico-tecnológico. A perspectiva terrana, convoca-nos a pensar as práticas tecnocientíficas de maneira indissociável dos fenômenos que produzem o novo regime climático: saberes, bits e átomos estão entramados nos desenhos de futuros. Neste Seminário Temático interessa-nos reunir experiências e reflexões sobre experimentações, conflitualidades e lutas cosmotécnicas face à hegemonia cibernética em curso: expressões de tecnopolíticas do Comum; tecnologias de transição societal; computação e inteligência artificial contra-colonial; tecnologias de confiança e desaceleração; tecnologias antiracistas; tecnologias neguentrópicas; tecnologias dissidentes do regime de sexogênero… modos de habitar, criar, transicionar e bifurcar o Tecnoceno e suas formas de controle.
Palavras-chave: tecnoceno, cosmotécnica, tecnopolítica, extrativismo, antropoceno.
Confira as regras para submissão de resumos:
– Autoria: no máximo 3 coautores
– Titulação mínima: graduação (completa ou em andamento). É desejável que entre os trabalhos aprovados no ST sejam incluídos autores em diferentes fases de formação acadêmica, sendo permitido até 3 estudantes de graduação por ST (um por sessão).
– Cada participante poderá submeter somente 1 (um) resumo como primeiro/a autor/a, sendo permitido participar como coautor/a em outra proposta de trabalho.
– Os resumos poderão ser apresentados em um dos três idiomas: português, espanhol ou inglês.
– Os resumos devem ser enviados diretamente para o e-mail dos/as coordenadores/as de ST: henrique.parra [@rroba] unifesp.br
alana.ufrj [@rroba] gmail.com
Mais informações sobre formatação de resumos na página: https://ixreact.fcs.ufg.br/p/46608-submissao-de-resumos
Conheça os Seminários Temáticos na página: https://ixreact.fcs.ufg.br/p/46610-seminarios-tematicos